quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Áreas de intervenção;



A Animação na área da saúde – Nesta área usa-se a metodologia da Animação Sociocultural e também um conjunto de técnicas para desenvolver acções, animação em hospitais e acções de divulgação, que visam a melhoração das condições físicas e psicológicas do individuo. Por exemplo: No caso de estar doente, o técnico deve tentar habituar a pessoa a revelar comportamentos de prevenção da sua doença.

A Animação na área da educação – usa-se os métodos da Animação Sociocultural e técnicas para desenvolver e divulgar a realização de acções a partir da participação das pessoas, tudo isto faz com que se desenvolva a aprendizagem, a criatividade, conhecimentos e personalidade.


A Animação na área do desporto – diz respeito ao uso da metodologia da animação sociocultural para proporcionar ás pessoas exercício e +prazer de modo a prevenir doenças, combater o sedentarismo e o stress, a melhorar o físico do individuo e o estado psicológico, a estabelecer relações e o convívio social.


A Animação Sociocultural da cultura – usa-se métodos de animação sociocultural e técnicas que visam a criação e divulgação de acções que levem as pessoas a serem criativas,tal como, a expressão cultural e artística. Exemplo: teatro, música...

A Animação na Área do lazer – diz respeito ao uso da metodologia da animação sociocultural e a um conjunto de técnicas para que desenvolvam acções e dinamizem as actividades recreativas e lúdicas, para que as pessoas possam também repousar. Exemplo: festas animação em hospitais, em parques, etc.


A Animação na Área social – usa-se métodos da animação sociocultural e técnicas que visam resolver problemas de grupos, de organizações e também de comunidades, onde promove o desenvolvimento da solidariedade e o melhoramento das relações humanas.

A Animação na Área do Património cultutal – usa-se métodos de animação sociocultural e técnicas que visam a criação e divulgação de acções através da participação das pessoas, isto faz com que as pessoas aumentem o conhecimento, sejam icentivadas a estudar e a valorizar o património cultural. Estas acções resumem-se a festivais gastronómicos, culturais e festas.

A Animação na Área do Turismo – diz respeito ao uso da metodologia de animeção sociocultural e a um conjunto de técnicas que fazem com que seja desenvolvido um torismo, e promova uma participação das pessoas nas descobertas locais, sitios e monumentos, para formarem uma opinião pessoal, e também para que fiquem esclarecidas sobre os mesmos. Exemplo: percursos e viagens turisticas.

A Animação na Área do Âmbiente – usa-se a metodologia da animação sociocultural e técnicas para se desenvolverem e divulgarem acções que visam a educação ambiental ( formação de competências que levam á preservação e melhoria da natureza; conhecimento do meio ambiente ). Exemplo: jogos de exploração do meio natural, tal como, caça ao tesouro, peddy-paper ou actividades de reciclagem.

Sem comentários: